Introdução ao Tênis

Quais são os tipos de quadras?

Quadra De Tênis - Tipo Grama.
Quadra De Tênis – Tipo Grama.

O tênis pode ser disputado em três tipos de quadras:

  1. Quadras de saibro: O piso é feito de uma mistura de terra batida com pó de tijolo. Nessa superfície ocorre um dos quatro torneios Grand Slam: o Roland Garros. O maior vencedor nesse estilo de quadra é Rafael Nadal, enquanto o brasileiro Gustavo Kuerten se destacou ao conquistar três títulos.
  2. Quadras rápidas: Com piso sintético, geralmente de cimento ou carpete. Dois Grand Slams são disputados nesse tipo de quadra: o Australian Open e o US Open. Os maiores vencedores nesses torneios são Novak Djokovic e Roger Federer, respectivamente.
  3. Quadras de grama: Nelas é disputado o tradicional Grand Slam de Wimbledon. Quem mais se destacou nesse tipo de quadra foi o suíço Roger Federer.

Entenda as principais regras do tênis

As partidas de tênis começam com o saque, realizado do fundo da quadra, e podem durar 3 ou 5 sets, dependendo da competição. Em cada set, vence o jogador que alcançar 6 games, com pelo menos 2 games de diferença. A pontuação de cada game é contabilizada da seguinte forma:

  • Primeiro ponto: 15
  • Segundo ponto: 30
  • Terceiro ponto: 40
  • Quarto ponto: Game

Se ambos os jogadores chegarem a 40 pontos, temos o chamado “deuce”, e a vitória no game só acontece quando um jogador vence duas jogadas consecutivas. A primeira jogada é chamada de “vantagem” e a segunda confirma o game (exceto em jogos de duplas, onde a vantagem não é aplicada).

Durante as disputas de pontos, os jogadores não podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto com a raquete. Qualquer interferência fora do jogo pode resultar na repetição do ponto (como barulhos externos que distraiam).

As partidas podem incluir o tie-break, um game especial com regras específicas para desempatar o set.

  • Tie-break: Um game extra usado para desempatar um set. O vencedor precisa marcar 7 pontos para ganhar o set.
  • Game: Unidade de pontuação que compõe um set. Seis games formam um set.
  • Set: Conjunto de games. Uma partida pode ser disputada em até 3 ou 5 sets.
  • Ace: Quando o jogador marca um ponto direto no saque, sem que o adversário consiga tocar na bola.
  • Deuce: Termo usado quando ambos os jogadores têm 40 pontos em um game.
  • Set point: O ponto que pode encerrar o set, caso o jogador em vantagem o vença.
  • Match point: O ponto que pode encerrar a partida, caso o jogador em vantagem o vença.

Serviço (Saque)

  • O jogador que inicia o ponto faz isso com um saque. O saque deve ser feito atrás da linha de base, e a bola deve ser lançada ao ar e batida com a raquete para cair dentro da área de saque diagonalmente oposta no lado do adversário.
  • O jogador tem direito a dois saques. Se errar o primeiro (chamado de “fault”), ele tem uma segunda chance. Se errar novamente, comete uma “double fault” e perde o ponto.
  • Se a bola toca a rede, mas ainda assim cai na área de saque, é chamado de “let”, e o saque deve ser repetido.

       Os jogadores não podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto com a raquete. Qualquer interferência fora do jogo pode resultar na repetição do ponto (como barulhos externos que distraiam).

O tênis e seus desafios

Nesse esporte, você tem que se encontrar e principalmente se conhecer muito bem, sabendo controlar as emoções. A pessoa que pratica e joga profissionalmente, se encontra ali sozinha, é ela com os pensamentos e tentando administrar as emoções no decorrer do jogo.

Para controlar uma partida, o atleta precisa primeiro controlar a si mesmo. A atmosfera ao redor (a quadra, a plateia e as suas próprias ações) se torna mais fácil de gerenciar quando o jogador está em equilíbrio. Com esse controle emocional, torna-se mais natural desenvolver seu melhor desempenho em quadra.

Um dos pontos principais para ter sucesso nesse esporte é acreditar em si mesmo, o que me fez apaixonar pelo tênis, é que ele tem um paralelo muito forte com as situações da vida, na questão das dificuldades dos jogos, de se manter em constante equilíbrio com a saúde física e mental.

No tênis, assim como na vida, existem dias ruins. Às vezes, um jogador pode não estar em sua melhor forma, mas, com determinação e persistência, ainda consegue vencer. Em outros momentos, o atleta pode ter jogado tecnicamente muito bem, mas ainda assim perder a partida.

Esses altos e baixos são comuns. O importante é que, se o jogador sentir que deu o seu melhor, isso já é uma vitória. Antes de mais nada, ele precisa vencer a si mesmo, seguir sua estratégia com firmeza e ser resiliente diante dos desafios da partida. E o mais importante: Ser melhor do que ontem.

Estudando e assistindo ao tênis, aprendi que ele nos ensina sobre cair e se levantar, falhar e tentar inúmeras vezes até conseguir. Isso me fez refletir sobre como podemos aplicar esses aprendizados em nossas vidas, seja no trabalho, em um empreendimento ou nos relacionamentos familiares. Quando adotamos essa mentalidade de resiliência, nossos resultados tendem a se alinhar com os objetivos que traçamos.

Foi aí que entendi o quanto esse esporte é valioso e ao mesmo tempo doloroso, e percebam que sempre tem os 2 lados, o das conquistas e dos fracassos. O grande segredo para o sucesso dos tenistas é lidar com ambos de forma equilibrada!

É isso que eu quero passar nesses artigos, mostrando a princípio o tênis como um exemplo importante da necessidade do autoconhecimento para conquistar os nossos objetivos, demonstrando também como podemos nos motivar a passar por esses desafios que a vida nos impõe.